Um semeador saiu a semear sua semente, e parte dela caiu em terra fértil, gerando uma colheita abundante. Assim é a Palavra de Deus, que quando plantada em corações receptivos, produz frutos de amor, paz e justiça.

Aviso: Ignorar João 1.1-2 pode te levar para o INFERNO!

Olha só, o começo do Evangelho de João é um hino sobre Cristo, tipo uma música que tem um refrão que se repete. É como se João, assim como faz em Apocalipse, narrasse os mesmos eventos em versos diferentes, mas com percepções distintas. É uma música que repete o refrão para gravarmos bem o que tá sendo cantado.

O apóstolo João, inspirado pelo Espírito Santo, esse mesmo espírito que está em você e o pode te inspirar também, afirmou: No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus.  Ele estava com Deus no princípio. João 1.1-2

No principio. Mas qual principio?Aquele momento antes do universo conhecido, antes da criação do tempo, espaço e tudo que nele está contido.

Era aquele. A quem João está se referindo? Ora, de Jesus, a razão do evangelho.

Que é a Palavra. Então, de que palavra, ou verbo a depender da tradução, o texto tá falando? No grego, a palavra que usam é “Logos”. Literalmente, isso significa palavra, mas na filosofia grega, “logos” era bem mais profundo. Era como o princípio que dá ordem para o universo. Pode ser entendido como uma espécie de lógica ou racionalidade que está por trás de tudo no mundo, algo que fundamenta ou causou tudo.

Ele estava com Deus. Como assim, como Jesus poderia existir antes da existência? Pois como vimos, no principio era antes da criação de tudo. Jesus coexistia com Deus em perfeita união, numa relação eterna e inquebrável, sendo coeterno e consubstancial ao Deus Pai.

Então você está me dizendo que Jesus não foi criado por Deus, já que ele existia antes da criação de tudo, é isso?

Sim e isso é respondido na última parte do versículo 1: E Era Deus: Se eu não creio que Jesus era e é Deus, posso dizer assim como o apóstolo Paulo falou a respeito da ressureição, se não existe ressureição e se não cremos que Jesus é Deus é vã a nossa fé.

Com um destino determinado por Deus, somente Ele próprio poderia se colocar à frente desse destino para nos salvar. O destino do pecador era a morte. Agora, Jesus, como o Filho de Deus, sacrificou-se e recebeu o pagamento da morte em meu lugar. Ele se coloca diante de mim, filtrando todos os meus pecados perante Deus Pai, possibilitando meu acesso à ressurreição e à imortalidade da alma. E se Jesus não fosse Deus, seu sacrifício não teria valor suficiente para redimir toda a raça humana diante de Deus Pai.

Quando você fala sobre a Palavra de Deus com outras pessoas, é importante ficar atento as necessidades e situações de cada um, ajustando o que você diz pra realmente tocar os corações e as mentes. Peça a Deus para o Espírito Santo o oriente a ser um bom ouvinte e também saiba se expressar adequadamente, assim como a gente espera que Deus seja com a gente.

Oração: Senhor, que a tua Palavra, nas suas diversas formas, seja uma lâmpada para os nossos pés e uma luz para o nosso caminho. Que ela transforme nossos corações e guie nossas ações, para que possamos viver de acordo com a tua vontade e refletir o teu amor ao mundo. Em nome de Jesus. Amém.

À medida que continuamos nossa jornada, que possamos lembrar que a Palavra de Deus é um canal através do qual podemos nos conectar com Deus e transformar o mundo ao nosso redor. Que Jesus, não apenas comunica quem é Deus, mas também sustenta a própria estrutura da realidade. Tudo que há só há porque Ele é.

Junte-se a nós nesta missão! Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares no WhatsApp. Sejamos instrumentos da paz e da misericórdia divina, espalhando a luz do conhecimento de Deus por onde formos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *